segunda-feira, 22 de novembro de 2010

História da Camiseta

No universo masculino, a camiseta em forma de "T", é responsável por 70% do seu guarda roupa. É impressionante como uma peça que era underwear virou uma forma de arte e cultura jovem hoje em dia. A camiseta, como conhecemos agora, foi uma mutação que aconteceu durante séculos.

As túnicas dos gregos e as partes de baixo dos cavaleiros medievais foram os primeiros indícios de uma pseudo camiseta. Mas segundo Harold Lipsonem a camiseta como conhecemos hoje começou em meados do século XXIX. Os marinheiros britânicos utilizavam uma espécie de regata como uniforme para serviços a bordo, já que os uniformes eram guardados para ocasiões especiais. Isso mudou quando a rainha Victoria (1819-1901) resolveu inspecionar a frota. Capitão da frota pensou que axilas peludas não seriam muito apropriadas para a realeza. Ordenou então que os marinheiros colocassem  mangas em suas vestimentas, numa visão similar ao que é a nossa t-shirt atual.

 Mas foi a I e II guerra que a difundiram, além de ser um item que entrou para o uniforme atlético dos soldados, a camiseta começa a ser impressa. Para alguns pesquisadores ela evoluiu espontâneamente na década de 20 junto a mudanças de hábitos e avanços da tecnologia. O aparecimento da camiseta leve coincidiu também com o aparecimento dos aquecedores de casa, item indispensável para a família moderna na época.
E lógico, após o Baby boom, e o crescimento da cultura jovem ou "mercado jovem", Hollywood abraçou a "causa",  personalidades como Marlon brandon e James Dean difundiram a clássica camiseta branca + jeans.

Talvez a  primeira camiseta impressa vendida ao publico foi a da universidade de Michigan, vendida em 1933 pela Ann Arbor. A camiseta passou a ser um item de marketing, um difusor de marcas e ideais. Em 1948 na eleição de Thomas Dewey's foram distribuídas camisetas com os dizeres "Dew it with Dewey", era a primeira camiseta typografica eleitoral. Em 1970 a famosa camiseta "I heart New York" ficou conhecida mundialmente, era uma campanha para o turismo da cidade feira por Milton Glaser .

Com o passar do tempo, virou item indispensável no guarda roupa. Mais do que isso, virou uma forma de arte, de se expressar. Como no documentário sobre a Threadless (site, rede social, e empresa de camisetas) , para Jake Nickell o futuro deste item são os jovens e a internet, a idéia que a camiseta é uma parte de você, ela fala por você, ou sobre você.

 Usamos camisetas para falar "ei cara eu escuto esta banda. " ou "eu reciclo meu lixo" ou até mesmo um simples "foda-se!".

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